A Downton Abbey portuguesa...



Rosa Ruela assina curioso artigo na edição de 26 de janeiro da revista Visão sobre A nossa 'Downton Abbey', descrevendo diversos casos na sociedade portuguesa similares ao enredo afectivo e amoroso das irmãs da popular série britânica. Uma das obras referidas ao longo deste artigo é precisamente o volume da História da Vida Privada em Portugal dedicado à Época Contemporânea.

«No período da I Guerra Mundial, o panorama doméstico muda bastante em Portugal, com a diminuição do número de criadas em determinados estratos sociais. "Torna-se mais comum a criada para todo o serviço", sublinha a historiadora  Irene Vaquinhas, coordenadora e autora de artigos do volume dedicado à época contemporânea, da coleção História da Vida Privada (Temas & Debates, €29,90)."

«As [raparigas vindas da província] que não caíam na teia da prostituição, podiam não estar a salvo, quando arranjavam trabalho numa família, porque muitas vezes os homens da casa tentavam seduzi-las, lembra a investigadora Irene Vaquinhas."

Sem comentários: